top of page

      Entre os meses de novembro e dezembro de 2007, a professora Dra. Maria Conceição Oliveira Costa participou do conselho editorial da Revista Ciência & Saúde Coletiva (ISSN 1413-8123), volume 12, nº 6. A revista tem como objetivo divulgar artigos sobre resultados de pesquisa, debates e revisão na área de saúde coletiva. A edição mencionada possui temática para reflexão conceitual e metodológica sobre “Pobreza, desigualdades sociais e saúde: desafios para as políticas públicas”. 

 

     Referência:

      Ciência & Saúde Coletiva. Rio de Janeiro: ABRASCO, v.12, n.6, 2007.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

     A Revista Ciência & Saúde Coletiva (ISSN 1413-8123), publicada no mês de março de 2014, vol. 19, de número 3, contou a participação da professora Dra. Maria Conceição Oliveira Costa, Simone Gonçalves de Assis e Martine Hébert, ambos editores convidados pelos editores chefes Maria Cecília de Souza Minayo e Romeu Gomes.

     Nessa edição constam artigos e resenhas que contaram com a contribuição da docente supracitada[h1]  e com pesquisadores vinculados ao NNEPA.

  • Gravidez na adolescência: análise de fatores de risco para baixo peso, prematuridade e cesariana. (Nilma Lázara de Almeida Cruz Santos; Maria Conceição Oliveira Costa; Magali Teresópolis Reis Amaral; Graciete Oliveira Vieira; Eloisa Barreto Bacelar; André Henrique do Vale de Almeida)

  • Iniciação e consumo de substâncias psicoativas entre adolescentes e adultos jovens de Centro de Atenção Psicossocial Antidrogas/CAPS-AD.  (Carolina Carvalho Silva; Maria Conceição Oliveira Costa; Rosely Cabral de Carvalho; Magali Teresópolis Reis Amaral; Nilma Lázara de Almeida Cruz; Mariana Rocha da Silva)

  • Fatores associados à infecção pelo HIV/AIDS entre adolescentes e adultos jovens matriculados em Centro de Testagem e Aconselhamento no Estado de Bahia, Brasil. (Bianca de Souza Pereira; Maria Conceição Oliveira Costa; Magali Teresópolis Reis Amaral; Hervânia Santana da Costa; Carlos Alberto Lima da Silva; Vanessa Silva Sampaio)

  • Violência sexual e coocorrências em crianças e adolescentes: estudo das incidências ao longo de uma década. (Jacqueline Reiter de Oliveira; Maria Conceição Oliveira Costa; Magali Teresópolis Reis Amaral; Clarice Alves Santos; Simone Gonçalves de Assis; Ohana Cunha do Nascimento)

  • Sistema de Vigilância de Violências e Acidentes/VIVA e a notificação da violência infanto-juvenil, no Sistema Único de Saúde/SUS de Feira de Santana-Bahia, Brasil. (Camila dos Santos Souza; Maria Conceição Oliveira Costa; Simone Gonçalves de Assis; Jamilly Oliveira Musse; Carlito Nascimento Sobrinho; Magali Teresópolis Reis Amaral)

  • L’agression sexuelle envers lês enfants. (Abuso sexual de crianças). (Hébert M; Cyr M; Tourigny M.; resenhado por Maria Conceição Oliveira Costa)

  • Violência e vitimização na infância e adolescência – a inclusão da escola no reconhecimento e prevenção. (Maria Conceição Oliveira Costa. Resenhado por Jeidson Antônio Moraes Marques)

  • Vivendo esse mundo digital: impactos na saúde, na educação e nos comportamentos sociais. (Abrey,       C.N.; Eisenstein, E.; Estefenon, S.G.; Resenhado por Nilton Cesar Nogueira dos Santos; Pio Moerbeck da Costa-Filho).

 

     Referência:

      Ciência & Saúde Coletiva. Rio de Janeiro: ABRASCO, v.19, n.3, 2014.

 

 

 

 

       Em 2007 foi publicada a Edição Especial da Revista de Saúde Coletiva da Universidade Estadual de Feira de Santana (ISSN 1677-7522), n.3, coordenada pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, o qual estava sob coordenação da professora Tânia Maria Araújo e vice-coordenação da professora Dra. Maria Conceição Oliveira Costa.

        Entre as dissertações de mestrado publicadas na referida edição, a professora Dra. Maria Conceição Oliveira Costa, coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas na Infância e Adolescência, orientou sete mestrandos. As publicações estão dispostas na seção Saúde de Grupos Populacionais:

 

  • Maternidade na adolescência: aspectos sociodemográficos e saúde reprodutiva pré e pós-gestacional, defendida por Ana Lúcia Costa Borges Paraguassú.

 

  • Acidentes de Trânsito envolvendo adolescentes e características do acidente – Feira de Santana-Bahia, defendida por José Jorge Moreno da Silva.

 

  • Características clínicas e nutricionais de gestantes adolescentes e adultas jovens acompanhadas no pré-natal: Hospital Geral Cleriston Andrade, Feira de Santana-Bahia, defendida por Maria do Socorro de Queiroz Moura.

 

  • Consumo de álcool, tabaco e outras substâncias psicoativas (SPAS) entre adolescentes escolares de Feira de Santana-Bahia, defendida por Maria Vilma de Queiroz Moura.

 

  • Evolução da mortalidade infantil e seus componentes em Feira de Santana-Bahia, 1979-2002, defendida por Nilma Lázara de Almeida Cruz (atualmente uma das pesquisadoras do NNEPA).

 

  • Violência denunciada contra crianças e adolescentes nos Conselhos Tutelares do município de Feira de Santana, no período de 2003-2004, defendida por Josele de Farias Rodrigues.

 

  • Maternidade na adolescência e condições dos recém-nascidos em Feira de Santana-Bahia, defendida por Karine Emanuelle Peixoto de Souza.

 

     Referência:

      Revista de Saúde Coletiva da Uefs. Feira de Santana: UEFS, n.3, 2007.

Revistas

bottom of page