top of page

       O livro "Violência e vitimização na infância e adolescência - a inclusão da escola no reconhecimento e prevenção", publicado em 2013, apresenta resultados de projetos de pesquisa articulados com outras Universidades e Redes de Instâncias responsáveis pela prevenção e enfrentamento da violência em Feira de Santana e região do Semiárido baiano. O projeto "Inclusão social em tempos de violência doméstica: o lugar da escola", ao possibilitar a divulgação, nas escolas do município de uma das pesquisas do NNEPA e da UEFS, visa subsidiar professores e gestores, protagonistas da formação de crianças e adolescentes, quando a informações essenciais sobre a temática da violência perpretada contra crianças e adolescentes, a fim de contribuir com maior identificação e notificação de casos, assim como na elaboração de propostas de prevenção e intervenção, em atendimento a essa importante demanda social. 

 

        A obra foi organizada pela professora Maria Conceição Oliveira Costa, com colaboração de Rosely Cabral de Carvalho, Nilma Lázara de Almeida Cruz Santos, Marcos Antonio de Oliveira Santana e Nilton Cesar Nogueira dos Santos. 

 

 

Referência: 

COSTA, M. C. O. Violência e vitimização na infância e adolescência - a inclusão da escola no reconhecimento e prevenção. UEFS Editora: Feira de Santana, 2013, 80p.

 

     Em 2012 foi publicado o manual "Diga não à violência sexual contra crianças e adolescentes no seu município" sob coordenação de Maria Conceição Oliveira Costa, com equipe composta por Hervânia S. da Costa, Jamilly de O. Musse, Jeidson A. M. Marques, Karine E. Peixoto, Luciana L. F. Nascimento, Marcone R. de Oliveira, Michelle Lustosa, Nilma L. A. Cruz, Vanessa S. Sampaio. Para além dessa equipe, participou a equipe de implementação das ações da Rede - Feira de Santana/FSA:

 

  • Ademildes Silva de Almeida (SEDESO/CRAS);

  • André Luís C. Vieira (Polícia Militar - BA);

  • Claudiana Leal (SEDESO/ CREAS);

  • Cássia Dias de Jesus (SEPREV-FSA);

  • Daniel Câmara Jorge (PAIR-FSA);

  • ​Emanoela F. Barnabé N. G. Grimaldi (Polícia Militar-FSA);

  • Guacyra Almeida Leal (Programa Municipal de DST/HIV/AIDS/FSA);

  • Idelzuith Freitas de Oliveira Nuenes (Promotoria Pública - FSA);

  • Jamilly de O. Musse (NNEPA-UEFS);

  • Jeidson A. M. Marques(NNEPA-UEFS);

  • Jo Anne Costa S. Silveira (Promotoria Pública - FSA);

  • Karine E. Peixoto (NNEPA-UEFS);

  • Luciana L. F. Nascimento (SEPREV-FSA);

  • Marcone R. de Oliveira (SEPREV-FSA/PM-BA);

  • Marcos Antônio Santana (NNEPA-UEFS);

  • Maria Antonia Pedreira de Jesus (PAIR-FSA);

  • Maria Regis Ferreira de Lima (SEDESO/ Parlamento Juvenil);

  • Michele Lustosa Lobo (SEDESO/CREAS);

  • Nadjane G. de Oliveira (Secretaria de Educação - FSA);

  • Nilma L. A. Cruz (NNEPA-UEFS);

  • Rizonete Matias Dinis Dias (Secretaria Municipal de Saúde - FSA);

  • Marta Macêdo de Góes Silva (Secretaria Municipal de Saúde - FSA);

  • Roselyz Varjão (Secretaria Municipal de Saúde - FSA);

  • Sandra Risério Falcão Tavares Matos (Defensoria Pública);

  • Vanessa S. Sampaio (Programa DST/HIV/AIDS-FSA).

 

 

      A consultoria técnica foi realizada por Evelyn Eisenstein - Professora Adjunta de Pediatria e Clínica de Adolescentes, Coordenadora de Telemedicina, Faculdade de Ciências Médicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, FCM-UERJ e por Thaís Dumêt Faria, advogada oficial de Programação do Escritório da Organização Internacional do Trabalho no Brasil/OIT, doutorado em Direito - Universidade de Brasília (UnB);

 

        O livro é resultado da parceria entre a equipe do NNEPA/UEFS, gestores e profissionais das Instâncias que compõe a "Rede de integração - Universidade e Sistemas de Saúde, Educação, Assistência Social, Segurança Pública e Garantia de Direitos da Infãncia e Adolescência", com apoio da Organização Internacional do Trabalho/OIT e Fundação de Amparo à Pesquisa da Bahia/FAPESB. Dispõe de conteúdos atualizados com objetivo de subsidir os profissionais dessa Rede no trabalho cotidiano de implementação das medidas de promoção, proteção e intervenção, nos casos de crianças e adolescentes vitimizadas. 

 

 

Referência: 

COSTA, M. C. O. Diga não à violência sexual contra crianças e adolescentes no seu município. Universidade Estadual de Feira de Santana: Feira de Santana, 2012, 97p.

 

Livros/manuais publicados

Capítulo(s) de livros

                                                           

Problemas comuns de Saúde na Adolescência.


FEIJÓ, R. B.; COSTA, M.C.O.; CRUZ, N. L. A. Problemas comuns de Saúde na Adolescência. In: DUCAN, B.B.; GIUGLIANI, E. R. J; SCHIMIDT, M. I. (Org.). Medicina Ambulatorial. 4.ed. Porto Alegre: Artmed, 2013, p.1.

 

O desafio da identificação, prevenção e atendimento de crianças e adolescentes em situação de violência.

 

COSTA, M.C.O.; SANTOS, N. L. A. C. O desafio da identificação, prevenção e atendimento de crianças e adolescentes em situação de violência. In: COSTA, M. C. O. (Org.). Violência e vitimização na infância e adolescência: a inclusão da escola no reconhecimento e prevenção. 1.ed. Feira de Santana: UEFS Editora, 2013, v. 1, p. 19-26.

 

O papel da escola na rede de enfrentamento da violência sexual: professores e alunos na identificação de casos.

 

COSTA, M. C. O.; CARVALHO, R. C.; SANTOS, N. L. A. C.; SANTANA, M. A. O.; SANTOS, N. C. N. O papel da escola na rede de enfrentamento da violência sexual: professores e alunos na identificação de casos. In: Maria Conceição Oliveira Costa. (Org.). Violência e vitimização na infância e adolescência: a inclusão da escola no reconhecimento e prevenção. 1ed. Feira de Santana: UEFS Editora, 2013, v. 1, p. 29-45.

 

Mecanismos pessoais de promoção e proteção à saúde e qualidade de vida. In: Maria Conceição Oliveira Costa.

 

COSTA, M. C. O.;CARVALHO, R. C.; SANTOS, N. L. A. C. Mecanismos pessoais de promoção e proteção à saúde e qualidade de vida. In: Maria Conceição Oliveira Costa. (Org.). Violência e vitimização na infância e adolescência: a inclusão da escola no reconhecimento e prevenção. 1ed. Feira de Santana: UEFS Editora, 2013, v. 1, p. 49-58.


Est-ce que l'évaluation des signalements corroborés à la DPJ estbiaiséeselon le sexe et l'âge des enfantsmaltraités.

 

BIGRAS, M.; COSTA, M.C.O. Est-ce que l'évaluation des signalementscorroborés à la DPJ estbiaiséeselon le sexe et l'âge des enfantsmaltraités. In: DÉRY, M.; DENAULT, A. S.; LEMELIN,J. P. (Org.). Aide aux jeunes en difficulté de comportement regards surnospratiques. 1 ed. Québec: Université de Sherbrooke, 2010, v. 1.

 

Marcas de Mordidas e Violencia contra a criança: relato de caso.


MARQUES, J. A. M.;CAMPOS, M.V. S. Marcas de Mordidas e Violencia contra a criança: relato de caso. In: MARQUES, J.A.M.; GALVÃO, L.C.C.; SILVA, M. (Org.). Marcas de Mordidas. Feira de Santana: UEFS, 2007, v. 14, p. 253-278.

 

       "Semiologia e Atenção Primária à Criança e ao Adolescente", é uma obra de sucesso que alcançou duas edições, organizadas por Maria Conceição Oliveira Costa, Médica-Pediatra, Especialista em Medicina do Adolescente, com Doutorado em Medicina - EPM - UNIFESP, Professora Titular da UEFS e Coordenadora do NNEPA/UEFS; e por Ronald Pagnoncelli de Souza, Médico-pediatra, Especialista em medicina do Adolescente e Professor Adjunto IV do Departamento de Pediatria da UFRGS. 

         A edição contou com os colaboradores: Adélia Maria Carvalho de Melo Pinheiro; Alberto Scofano Mainieri; Ana Cristina Pandolfo; Ana Cristina Rodrigues Mendes; Aramis A. Neto Lopes; Carlos Alberto Werutsky; Caroline Strelau Hastenpelug; Christianne Scheilla Almeida Silva; Danilo Blank; Elisandra Furlan de Lima Campos; Emílio Salle; Everton Sukster; Evelyn Eisenstein; Fernando Manuela de Matos Cruz; Francisco de Assis Guedes de Vasconcelos/ Gilberto Degagni Vidarte; Graciete Oliveira Vieira; Hélio Campos Pippi de Azambuja; Hervânia Santana da Cosya; Isaac Suzart Gomes Filho; Karine Emanuelle Peixoto de Souza; Leonor Maria Pacheco Santos; Lilian Day Hagel; Maria Helena Pires Guimarães; Maria Lúcia Silva Servo; Maria Teresa Nardin Sauer; Maria Vilma de Queiroz Moura Alves; Mônica Leila Portela de Santana; Nilma Lázara de Almeida Cruz Santos; Renato Piltcher; Ricardo Becker Feijó; Rodrigo Tittelmaier de Souza; Ronald Pagnoncelli de Souza; Rosângela Gemignani Loureiro; Rosely Cabral Carvalho; Simone Pereira Cohen; Viviane Ziebell de Oliveira; Silvone Santa Bárbara da Silva Santos; Waldelene de Araújo Gomes.

       O principal objetivo desta edição é abordar, de forma aprimorada, os conteúdos básicos nas áreas de atenção à saúde da criança e do adolescente, com abrangência multiprofissional utilizando linguagem clara e objetiva, tendo como público-alvo colegas recém-formados, residentes e graduandos dos diferentes cursos da grande área da saúde. 

 

Referência: 

COSTA, M. C. O.; SOUZA, R. P. Semiologia e Atenção Primária à Criança e ao Adolescente. 2ed. REVINTER: Rio de Janeiro, 2005, 354p.

 

       O livro "Adolescência - Aspectos Clínicos e Psicossociais" foi organizado por Maria Conceição Oliveira Costa e Ronald Pagnoncelli de Souza. A obra foi concebida tendo como principal diretriz a dimensão multiprofissional da atenção à adolescência e como meta básica a socialização do conhecimento, voltado à saúde e ao bem-estar do adolescente, entre profissionais e estudantes de diferentes áreas de formação. 

    O leitor tem à sua disposição as situações mais frequentes da atenção clínica e psicossocial nas Instituições e Serviõs de Atenção ao Adolescente, abrangendo as seguintes áreas e seus temas específicos:

  • Nutrição e metabolismo;

  • Dermatologia; 

  • Odontologia;

  • Alergia e pneumologia;

  • Nefrologia e urologia;

  • Ginecologia;

  • Sexualidade e saúde reprodutiva;

  • Queixas, sinais e sintomas frequentes;

  • Temas psicossociais.

 

Referência: 

COSTA, M. C. O.; SOUZA, R. P. Adolescência - Aspectos Clínicos e Psicossociais. ARTMED: Porto Alegre, 2002, 464p.

 

       "Avaliação do Processo de Implantação do PAIR" corresponde a uma obra referente ao Programa de Aações Integradas e Referenciais de Enfrentamento à Violência Sexual Infanto-Juvenil no Território Brasileiro. A edição foi organizada por Sandra Maria Francisco de Amorim e Maria de Lourdes Jeffery Contini. Os trabalhos reunidos nesta publicação envolvem reflexões propiciadas pelos resultados obetidos nos municípios de Rio Branco (AC), Manaus (AM), Feira de Santana (BA), Corumbá (MS), Campina Grande (PB) e Pacaraima (RR).

     O PAIR constitui-se em uma metodologia de articulação de políticas e de intervenção de redes, assentada na Doutrina de Proteção Integral da Crianças e do Adolescente, tendo por base os eixos do Plano Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual Infanto-Juvenil. A metodologia do Programa foi construída e vem sendo desenvolvida consoante ao art. 86 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que provê que a política de atendimento dos direitos da crianças e do adolescente "far-se-á através de um conjunto articulado de ações governamentais e não-governamentais, da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios". 

     A avaliação da metodologia do PAIR em Feira de Santana-BA, foi realizada pela professora Maria Conceição Oliveira Costa, Rosely Cabral de Carvalho, Nilton César Nogueira dos Santos, Maria Vilma de Queiroz Moura Alves e Waldenene de Araújo Júnior. 

 

 

 

 

Referência: 

COSTA, M. C. O.; CARVALHO, R. C.; SANTOS, N. C. N.; ALVES, M. V. Q. M.; GOMES, W. A.R.; ARAÚJO-JÚNIOR, A. S.  Avaliação da Metodologia PAIR em Feira de Santana-BA. p. 92-115. In: AMORIM, S. M. F.; CONTINI, M. L. J.; MEZA, E. R. Avaliação do Processo de Implantação do PAIR. UFMS: Campo Grande, 2008, 216p.

 

     "A adolescente grávida e os serviços de saúde no município" é um manual elaborado por Rosa Maria Maciel M. A. Carneiro(COMIN/MS); Carolina Siu (UNICEF); José Domingues dos Santos Júnior (PRAIA/DF); Márcia Rovena de Oliveira (Hospital Júlia Kubitschek/ MG); Maria da Conceição Oliveira Costa (UEFS/BA); Maria Geraldina Ramos Viçosa (PAIGA -Hospital Escola Materno-Infantil - Presidente Vargas - Porto Alegre/RS); Norberto Martinez de Cuellar (OPAS); Selene Maria Rendeiro Bezerra (Hospital Maternidade Alexander Fleming/RJ); Ana Sudária de Lemos Serra (COMIN/MS); e Júlio Marcos Brunacci (COMIN/MS); Maria Thereza Gonçalves de Freitas (COMIN/MS). 

       O manual tem a finalidade de fornecer informações e orientações gerais aos profissionais dos serviõs de saúde, para atendimento a adolescentes grávidas e seus filhos, sem exigir recursos físico e/ou finaceiros adicionais, bastando apenas redimensionar e redistribuir os recursos existentes. O conteúdo do manual é baseado em experiências realizadas no Brasil nesse tipo de atendimento e, segue as diretrizes das Normas de Atenção à Saúde Integral do Adolescente (Vol. III), disponíveis na Secretaria de Saúde dos Estados. 

 

Referência: 

CARNEIRO, R. M. M. M. A.; SIU C.; SANTOS-JÚNIOR, J. D.; OLIVEIRA, M. R.; COSTA, M. C. O.; VIÇOSA, M. G. R.; CUELLAR, N. M.; BEZERRA, S. M. R.; SERRA, A. S. L.; BRUNACCI, J. M.; FREITAS, M. T. G. Adolescência - Aspectos Clínicos e Psicossociais. MINISTÉRIO DA SAÚDE: Brasília, 2000, 31p.

 

       "Adolescência com responsabilidade - Contos e poesias de adolescentes para adolescentes" é um dos subprodutos do projeto "Rede de proteção e prevenção da violência e garantia dos direitos humanos: integração Universidade e Sistemas de Segurança Pública, atendimento e defesa da infância, adolescência e juventude" - NNEPA/UEFS com apoio da FAPESB. A produção foi realizada por Adolescentes e Jovens do PROTEJO, organizada por Leila Pinheiro Xavier e na equipe Ícaro A. Nery Gonzalez Grimaldi,

      O PROTEJO foi instituído pelo Governo Federal no ano de 2007, por intermédio da Leia nº 11.530/2007, integrando ações do Mninstério da Justiça, com a finalidade de acompanhar jovens (15 e 24 anos, em situações de risco familiar e social, egressos do sistema prisional ou cumprindo medidas socioeducativas), no desenvolvimento de percursos formativos, visando a prevenção da violência, criminalidade e envolvimento com o consumo e tráfico de drogas. 

 

 

Referência: 

GRIMALDI, I. A. N. G.; XAVIER, L. P.; COSTA, M. C. O.; GRIMALDI, E. B. N. G.; NASCIMENTO, O. C. Adolescência com responsabilidade - Contos e poesias de adolescentes para adolescentes. UEFS: Feira de Santana, 2013, 51p.

 

   A reflexão do tema da “Violência contra crianças e adolescentes: a realidade, o enfrentamento e a prevenção”, em seus desafios de conhecimento aprofundado e enfrentamento, tem sido cotidianamente revisitado pelos pesquisadores do Núcleo de Estudos e Pesquisa da Infância e Adolescência – NNEPA.

 

    Nesse sentido, foi lançado recentemente pela Editora Novas Edições Acadêmicas, o livro “Notificação da violência infanto-juvenil nas unidades de emergência - Atuação e dificuldades de profissionais”, de autoria de Camila dos Santos Souza e Maria Conceição Oliveira Costa. 
 

Camila dos Santos Souza, graduada em Fisioterapia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS); Doutoranda em Saúde Pública pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública do Instituto de Saúde Coletiva (ISC) da Universidade Federal da Bahia (UFBA); Professora pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas na Infância e na Adolescência (NNEPA/UEFS).


Maria Conceição Oliveira Costa possui Pós-doutorado pela Université du Québec à Montréal/UQAM; professora Titular Pleno do Departamento de Saúde da Universidade Estadual de Feira de Santana/ UEFS; e coordena o Núcleo de Estudos e Pesquisas na Infância e Adolescência-NNEPA/ UEFS.

 

Referência: SOUZA, C. S.; COSTA, M. C. O. Notificação da violência infanto-juvenil nas unidades de emergência: atuação e dificuldades de profissionais. Novas edições acadêmicas. 2015, 48p.

bottom of page